Suplementação com caldo de cana


A nutricionista Mirtes Stancanelli criou um projeto de pesquisa no qual envolve o estudo da eficiência da suplementação de caldo de cana para a reposição de glicogênio muscular.
O Blog Nutrição para todos, parceiro do GuiaZn, entrevistou a Mirtes Stancanelli para explicar um pouco sobre esta “deliciosa”suplementação.
De onde surgiu a idéia de estudar caldo de cana como suplemento?
MS: Pela primeira vez na história do futebol usei o caldo de cana em substituição a maltodextrina no ano de 1991 na Associação Atlética Ponte Preta e pudemos observar resultados interessantes no uso a longo prazo. Fui convidada a apresentar estes resultados, pela Dra Denise Vaz de Macedo, no Instituto de Biologia da Unicamp e a partir deste momento começamos a estudar novos resultados em laboratório.
Por que tomar caldo depois da atividade física?
MS: O glicogênio muscular é a principal fonte de energia para trabalhos físicos de alta intensidade. O glicogênio muscular supre uma atividade física de alta intensidade por aproximadamente uma hora depois disto o atleta é obrigado a diminuir sua intensidade ou até parar. Para que ele esteja apto a fazer uma nova atividade é preciso recuperar esta energia (glicogênio) e o caldo de cana é o alimento mais adequado para esta reposição uma vez que em pequena quantidade repõe aproximadamente 60% do glicogênio além de outras vitaminas e minerais.
O “Atleta de fim de semana” pode aderir isto como prática saudável?
MS: Sim. O que ele não deve aderir é ser atleta apenas de final de semana.
Qual a vantagem deste suplemento diante de outros?
MS: É considerado um caule, cheio de nutrientes incorporados naturalmente ao alimento e por isso ajuda a restaurar não apenas o glicogênio muscular mas também ajuda a hidratar por conter sódio e potássio, ajuda a restaurar o sistema imunológico pela quantidade de vitaminas que apresenta e unida a frutas como maracujá, morango, limão etc, é um excelente antioxidante que ajuda a proteger as membranas de nossas células.
Sabe-se que a perda de nutriente durante a atividade física, muda conforme o tipo de treinamento e necessidades individuais. Para quais treinamentos este caldo é indicado?
MS: Para todo o tipo de treinamento, uma vez que o caldo de cana sendo rico em diferentes nutrientes supre a necessidade de diferentes tipos de treinamento.
Quais são as restrições ao uso do caldo?
MS: Quantidades excessivas, intolerância aos componentes da fruta, doenças em que os nutrientes da fruta não são indicados. Se a contagem de carboidratos for adequada no dia a dia do indivíduo até em diabéticos tipo II o consumo moderado e orientado por profissional da área pode ser feito.
Normalmente, colocam na prensa da cana um pedaço de limão ou abacaxi, você acredita que isto possa alterar algo na suplementação?
MS: Não. Pode melhorar a concentração de nutrientes e acrescentar outros o que vai deixar o caldo ainda mais rico.
É comum ver prensarem a mesma cana duas a três vezes até tirar todo caldo presente, isto traz alguma diferença na suplementação?
MS: Não. Isso apenas ajuda ao não desperdício.
A equipe Guia ZN agradece pela entrevista concedida pelo Blog Nutrição para Todos e também à Nutricionista Mirtes Stancanelli pelo excelente trabalho!
Mirtes Stancanelli
Graduada em Nutrição pela Universidade São Camilo (1991), é mestre do curso de Pós-Graduação em Biologia Funcional e Molecular, Área: Bioquímica, IB – Unicamp (2003) e também orientou diversos atletas olímpicos.


De:
Professora dos módulos de Nutrição Esportiva na Pós Graduação de Nutrição Clínica das Universidades do Sagrado Coração de Jesus – Bauru e São José do Rio Preto – UNIRP. Palestrante convidada em vários cursos de especialização em Nutrição Esportiva. Hoje representa um grupo: GRUPO STANCANELLI que é formado pelas nutricionistas Emy Takahashi e Erica Tatiana Alves.
e-mail: mstancanelli@hotmail.com

FONTE: Guiazn.com.br

0 comentários:

Postar um comentário

Para mais informações entre em contato:
acadhemia@gmail.com

 

Subscribe to our Newsletter

Contact

Email us: acadhemia@gmail.com

Nosso Time