Melhore sua consciência corporal (Saiba como beneficiar-se através da consciência corporal!)


Quando há algo errado com nosso corpo, ele costuma nos enviar sinais de alerta nos quais, muitas vezes não prestamos atenção simplesmente porque não tomamos conhecimento de como nosso próprio corpo funciona.
Assim, pequenos problemas podem ir se acumulando até nos sentirmos fadigados, sem energia para realizar mesmo as mais simples tarefas. Daí a importância de termos consciência corporal que pode trazer mais energia e saúde para nossas vidas, consequentemente, mais qualidade de vida.

O que é Consciência corporal

Consciência corporal é um termo autoexplicativo que significa tomar consciência do corpo, reconhecer e identificar os processos e movimentos corporais, internos e externos.
Comunicamo-nos com o mundo externo através dos cinco sentidos (visão, audição, olfato, paladar e tato) recebendo estímulos e processando-os na mente. A comunicação com o mundo interno não é muito diferente, também recebemos estímulos que são feitos através das terminações nervosas presentes em músculos, articulações e órgãos.

Os benefícios da consciência corporal

 Consciência Corporal
Os movimentos que o corpo executa têm objetivos bem definidos. Se tomarmos consciência e nos concentrarmos nestes movimentos, eles se tornam mais corretos, ou seja é como se nós fizéssemos o corpo chegar mais rápido aos seus objetivos sem desperdiçar energia.
Prestar atenção ao funcionamento e ao comportamento do próprio corpo é a idéia básica da consciência corporal. É uma espécie de autoconhecimento, ou seja entender o que o corpo é capaz de fazer, bem como suas limitações.
Muitas doenças surgem do fato de levarmos o corpo além do que ele é capaz de suportar ou realizar e de maneira brusca.
Conhecer e respeitar os limites de seu corpo pode, não apenas evitar doenças, como também mostrar que talvez a modalidade de exercícios físicos escolhida por você, não seja a melhor opção para o seu organismo.
De qualquer maneira, para o corpo, o sedentarismo não é uma escolha natural. Músculos e articulações foram projetados para movimentarem-se: os músculos foram projetados para fazer força, suportar cargas, assim como as articulações foram feitas para articularem-se, fazer com que os membros se movimentem. Basta reparar como esticar-se num alongamento pela manhã, depois de permanecer oito horas quase sem movimentar-se, traz mais disposição e força ao corpo, para enfrentar o dia.
Tomando consciência do corpo, despertamos ferramentas internas para o combate de males e para o desenvolvimento de posturas e atitudes que melhoram nossa qualidade de vida e até mesmo nosso relacionamento interpessoal.
Ao nos concentrarmos exclusivamente no corpo e em seus processos, somos capazes de perceber as conexões entre mente e físico. Portanto, ter consciência corporal pode ser uma arma poderosa para deixar vir à tona inimigos como tensões, preocupações e estresse, que estejam causando silenciosamente, mal a nosso corpo e assim, tomar medidas de relaxamento para evitar doenças.

4 práticas que promovem a consciência corporal

Toda atividade física favorece a consciência corporal, entretanto algumas práticas associadas ao relaxamento tendem a ser mais eficazes:
1. Massagem biodinâmica
Massagem biodinâmica
A técnica de massagem biodinâmica foi criada nos anos 50 pela fisioterapeuta e psicóloga norueguesa Gerda Boyesse com foco no alívio das tensões provocadas pelo estresse, através do relaxamento orientado pelo toque
Essa técnica leva em consideração que todas as emoções provocam consequências fisiológicas diretas e foca, através de massagens circulares, melhorar a circulação do sangue e as atividades intestinais que desempenham o importante papel de regular e eliminar toxinas, inclusive as produzidas por tensões emocionais.
2. Pilates
Pilates
O alemão Joseph Pilates amarrou influências da ioga e das artes marticiais, entre outras, para criar uma atividade física baseada em técnicas de respiração, concentração e controle de movimentos, num processo que promete reeducar posturas, aumentar a flexibilidade e promover maior consciência corporal.
Pilates elaborou mais de 500 exercícios a serem realizados com aparelhos específicos, que conduzem o corpo às posturas corretas. Embora seja necessário o acompanhamento de um profissional habilitado, não há limites de idade para a prática.
3. Ioga
 Ioga
A ioga originou-se na Índia e está relacionada a práticas meditativas através de determinadas posturas e do controle da respiração. Existem inúmeras linhas diferentes nesta prática, algumas mais vigorosas que propõem o fortalecimento dos músculos como o Hatha Ioga, outras mais focadas em relaxamento e controle da respiração como o Ashtanga Vinyasa Ioga.
4. Método Belong
 Método Belong
Nos anos 50, a bailarina Lotte Berk, após lesionar suas costas, procurava um exercício que alongasse, queimasse gordura e fortalecesse os músculos, para que pudesse se recuperar. Foi assim que ela desenvolveu o método Belong, que uni posturas de ioga e pilates, aos elementos da dança moderna e do ballet clássico.
Como o método Belong também objetiva a queima de gordura e a definição muscular, é mais vigoroso que o pilates e a ioga e promete, além dos benefícios de saúde e relaxamento, acelerar o metabolismo e deixar glúteos e coxas mais bonitas. (acelera o metabolismo e deixa os glúteos e coxas mais bonitas)
Movimentar-se não significa ser obsessivo na busca pelo corpo perfeito baseando-se em estereótipos inalcançáveis, pelo contrário, movimentar-se com consciência corporal é estar ciente da singularidade de cada corpo para estimular seus pontos fortes e amenizar ou corrigir pontos fracos.
Saiba também o que é coordenação motora.

FONTE: http://bbel.uol.com.br/qualidade-de-vida/post/melhore-sua--consciencia-corporal.aspx 

Reações:

0 comentários:

Postar um comentário

Para mais informações entre em contato:
acadhemia@gmail.com
83 98730 5644 (só mensagem).

 

Subscribe to our Newsletter

Contact

Email us: acadhemia@gmail.com

Our Team Memebers