Lesões mais comuns na academia

Foto de pessoa com dor muscular
Certamente você conhece alguém que já relatou algum tipo de dor quando praticava exercício físico na academia, ou até mesmo sentiu na própria pele esse tipo de sensação. As lesões no ambiente de academia geralmente se tornam mais presentes quando o aluno ou o professor extrapolam na quantidade de cargas de trabalho (intensidade) e nas séries e repetições de exercícios (volume).

O exagero associado a técnicas incorretas na aplicação dos movimentos são os principais fatores que ocasionam lesões na academia. É sempre importante fazer exercícios preventivos, no sentido de fortalecer músculos, tendões e ligamentos, preparando o seu corpo para a atividade. Respeitar as limitações da estrutura corporal é um pré-requisito importante para se ter sucesso na academia.

As lesões mais frequentes na academia localizam-se nas articulações do joelho e ombro. A condromalácea patelar, a tendinite e dores localizadas nas vértebras lombares são alguns exemplos de problemas gerados pela prática incorreta. Alguns exercícios são excelentes para prevenir esses tipos de lesões e deveriam ser obrigatórios no programa de treinamento.

Insistir na dor e consumir antiinflamatórios por conta própria é o erro mais comum e grave para o agravamento da lesão. É interessante que o aluno comunique ao seu professor qualquer tipo de anormalidade que comprometa seu rendimento no exercício físico. Dependendo do nível da lesão, o tratamento fisioterápico ou o repouso completo será necessário. Por mascarar a dor, a utilização indiscriminada de antiinflamatórios poderá deixar o aluno mais confiante para a manutenção ou aumento das cargas de trabalho, resultando em um aumento da área lesionada e consequente afastamento da academia.

Não existe uma restrição total das modalidades quando o aluno se machuca. O fato é que determinadas lesões irão restringir alguns tipos de movimentação naquela fase aguda do tratamento. Portanto, o diálogo franco com o seu professor é fundamental para se encontrar estratégias viáveis para a solução do problema.

Fica a necessidade de conscientizar os alunos sobre os riscos existentes durante o treino na academia e orientá-los para a identificação de sinais que possam comprometer a sua saúde, buscando com isso reduzir a ocorrência de lesões e garantir melhor qualidade de vida.



Imagem: http://1.bp.blogspot.com
Texto: Professor Tiago Baldez
Fisiologista do Exercício e Massoterapeuta
CREF 5364-G/DF
E-mail: tiago.personal@hotmail.com
Telefones: 8165-0377 / 3202-4035

FONTE: http://www.senado.gov.br/portaldoservidor/jornal/jornal102/fitness_lesoes.aspx

0 comentários:

Postar um comentário

Para mais informações entre em contato:
acadhemia@gmail.com

 

Subscribe to our Newsletter

Contact

Email us: acadhemia@gmail.com

Nosso Time