Os Beneficios da Musculacao

     


     
  • Ajuda a emagrecer: Já sabe da importância do exercício cardiovascular no emagrecimento. Após um trabalho intenso com pesos, o corpo pode demorar até 72 horas a recuperar depois da sua realização, por isso os músculos consumirão mais calorias. Além disso, a musculação aumenta muito mais o metabolismo basal do que o exercício cardiovascular, ou seja, consumirá mais calorias mesmo estando em repouso. Consilie os 2 tipos de treino e obtenha uma grande forma física.
  • Evita a flacidez: Como foi referido no post anterior, realizar apenas corrida deixará o corpo flácido. A musculação permitirá ao corpo conservar a massa magra, enquanto ainda ajuda (e muito) a perder gordura.
  • Diminui o colesterol: A solução não está em barrar pão com becel. A musculação fortalece as artérias e torna o fluxo sanguíneo mais forte, o que permite dissolver os resíduos que se acumulam no sangue.
  • Controla os diabetes: Como a musculação aumenta os gastos de energia, o corpo queimará mais glicose, substância que, em excesso, causa diabetes.
  • Evita a osteoporose: Não, a solução não está em beber leites XPTO da mimosa. A musculação aumenta a densidade óssea e estimula a produção de células fixadoras de cálcio, fortalecendo os ossos.
  • Melhora a postura: Quantas pessoas conhece com problemas de costas? A musculação fortalece todas as estruturas do corpo, melhorando a postura enquanto trabalha também a flexibilidade. Convém realçar que caso estes exercícios sejam mal executados irá piorar a situação.

Muitos mais benefícios poderiam ser enumerados. A musculação está directamente ligada à auto estima, inclusive nos idosos, como confirma um estudo realizado pela Emedix. Este exercício potencia a libertação de uma hormona chamada endorfina, que está relacionada com a boa disposição, optimismo e confiança. E porque nunca é demais lembrar o grandioso bónus: conseguirá um corpo estéticamente bem formado e atingir a plenitude da boa forma física.

«Não quero ficar nenhum armário.»
Esta frase é bastante comum nos jovens que se querem iniciar na musculação. Grande parte quer apenas desenvolver um pouco o tronco e tonificar os músculos. O que não sabem é que o pouco músculo que pretendem ganhar requer meses de trabalho. A não ser que tenha uma genética de mutante, não atingirá grandes níveis de volume muscular. Não é por não quererem obter um grande volume que terão de treinar menos. O corpo terá que receber estímulos progressivos, aguentar cargas de peso gradualmente superiores, ter continuidade no treino, entre outros factores que requerem muita dedicação, esforço e disciplina. Para atingir grandes níveis de massa muscular, são necessários anos de trabalho intenso. Lembre-se: por muito pouco que pretenda, isso requer muito trabalho.

«Por onde devo começar no treino?»
Ao contrário do que se possa pensar, os culturistas não passam apenas horas a trabalhar os músculos no ginásio: passam também horas e horas a ler e a pesquisar sobre nutrição, treino, técnicas, etc. O meu conselho é que, antes de se inscreverem no ginásio, pesquisem, peçam opiniões a pessoas experientes antes de se aventurarem nas máquinas. Não executem qualquer tipo de treino, porque podem não tirar rentabilidade do mesmo ou lesionarem-se com gravidade. Percebam a teoria antes de avançarem para a prática.
A vontade de querer ficar rapidamente em forma é muito comum num iniciante. Muitos acabam por desistir ao fim de algum tempo porque não conseguem os resultados que pretendiam. Relembro que o processo para ganho de massa muscular é longo e requer muita disciplina a nível nutricional. Se para emagrecer precisa de cuidados, para ganha músculo necessita de muitos mais.

Não querendo negligenciar a formação dos personal trainers portugues, recomendo que, caso pretendam o acompanhamento de um, peçam as suas qualificações, peçam a opinião de pessoas que já tenham sido treinados pelo mesmo. Existem bons PTs em portugal, profissionais especializados e licenciados na área. Contudo, também existem treinadores sem a qualificação necessária. Informem-se, porque de nada vale aprenderem lições erradas.

0 comentários:

Postar um comentário

Para mais informações entre em contato:
acadhemia@gmail.com

 

Subscribe to our Newsletter

Contact

Email us: acadhemia@gmail.com

Nosso Time